Recycling Plants

Instalação de reciclagem de baterias de lítio

Uma fábrica de reciclagem de baterias de lítio recupera os materiais que compõem a bateria no final do seu ciclo de vida, através de processos mecânicos, trituração e separação, recuperando cerca de 95-99% do peso total da bateria.

Uma fábrica de reciclagem de baterias de lítio recupera os materiais que compõem a bateria no final do seu ciclo de vida, através de processos mecânicos, trituração e separação, recuperando cerca de 95-99% do peso total da bateria.
Description

Instalação de reciclagem de baterias de lítio de aparelhos eléctricos e electrónicos e de veículos eléctricos. A utilização generalizada de baterias para alimentar aparelhos eléctricos e electrónicos é um fenómeno conhecido desde há muito tempo. A maioria dos aparelhos recarregáveis está equipada com baterias de lítio que devem ser eliminadas e recicladas no final do seu ciclo de vida. No entanto, a questão da reciclagem das baterias de lítio só ganhou complexidade com a difusão das baterias dedicadas à alimentação dos veículos eléctricos e a necessidade de reciclagem para recuperar materiais de elevado valor comercial e estratégico. De um modo geral, o processo de reciclagem das baterias de lítio pode ser esquematizado em três fases principais:

1. Pré-triagem e descarga, uma atividade destinada a isolar a bateria e a protegê-la através da remoção da energia residual.

2. Desmontagem, com o objetivo de isolar os módulos e as células que compõem a bateria

3. Tratamento mecânico para isolar e pré-concentrar os metais, principalmente o cobre e o alumínio, e para separar os pós anódicos e catódicos, a “massa negra”, que será objeto de um tratamento posterior para a recuperação do lítio, do cobalto e do níquel.

A redução de tamanho é confiada a sistemas de trituração de potência e tamanho variáveis. Estes realizam a fragmentação das baterias em partículas de dimensões definidas para facilitar as actividades a jusante. Isto é feito através de um processo seco que não requer a utilização de água ou outros líquidos. Consequentemente, não há necessidade de eliminar soluções poluídas. Sabe-se que as baterias de iões de lítio apresentam certos riscos, uma vez que podem dar origem a incêndios ou a combustão espontânea devido à sua densidade energética. As instalações de reciclagem devem, de facto, ser concebidas e construídas de forma a garantir normas de segurança extremamente elevadas para evitar fenómenos de combustão e qualquer propagação para fora do sistema. Fase de refinação e de separação:

Redução: é efectuada através de moinhos verticais e moinhos de impacto, máquinas capazes de devolver um produto finamente dimensionado e homogéneo.

Separação: são utilizados separadores múltiplos capazes de dividir fluxos de materiais heterogéneos. Trata-se de sistemas de precisão que exploram as caraterísticas intrínsecas dos materiais a separar.

Transformação: os metais provenientes dos processos, em particular o cobre e o alumínio, estão prontos para as fases subsequentes de transformação em matérias-primas para uso industrial, enquanto a massa negra será destinada a tratamentos de separação químico-física para a recuperação dos elementos mais nobres e dos metais mais pesados.

As instalações de reciclagem de baterias são construídas de acordo com as necessidades específicas do cliente utilizador, em função da capacidade indicada, do layout e de outras especificidades existentes. A capacidade mínima de uma instalação de reciclagem de baterias de lítio é geralmente indicada como sendo de cerca de 250 kg/h.