Trituração para embalagens cartonadas e embalagens plásticas
Trituração para embalagens cartonadas e embalagens plásticas é necessária para reduzir o volume da embalagem ou para prosseguir com as operações de separação dos materiais heterogêneos que compõem a própria embalagem.
A trituração e a redução volumétrica das embalagens são alcançadas com o uso de:
- Triturador de 2 eixos realiza uma trituração primária de materiais. São trituradores industriais feitos com dois eixos nos quais são montadas lâminas rotativas. Os trituradores primários de 2 eixos não têm uma grelha de classificação e o tamanho do material de saída é determinado pela espessura das lâminas de corte. O objetivo principal do triturador de 2 eixos é realizar uma primeira redução volumétrica, portanto o controle do tamanho do material de saída é um elemento secundário. Os trituradores de 2 eixos são muito eficientes na redução volumétrica de embalagens volumosas como tambores, latas de diversos tamanhos e recipientes genéricos. Os trituradores de 2 eixos para resíduos volumosos são geralmente feitos com sistema de acionamento elétrico e equipados com dois motores com potências que variam de 11 a mais de 150 kW. Todos os trituradores industriais de 2 eixos são feitos com um par de engrenagens independentes para evitar de sobrecarregar os sistemas de redução e permitir que a velocidade dos eixos varie de acordo com os materiais a serem tratados.
- Pré-trituradores e trituradores de 1 eixo são usados para a redução de embalagens menos volumosas ou mais pesadas. Os trituradores de eixo único são projetados para abrigar uma grelha de classificação de diferentes tamanhos para o controle eficaz do tamanho do material de saída. O uso de trituradores primários de 1 eixo é particularmente adequado nos casos em que os materiais de saída, com o tamanho pre-estabelecido, devam ser enviados para operações de separação subsequentes usando sistemas mecânicos, como sistemas de mesa densimétrica ou peneiras vibratórias.
- A granulação da embalagem é útil quando é necessária uma redução nos materiais polilaminados que são usados para a embalagem de produtos alimentícios como, por exemplo, Tetra Pak. Fonte TiRiciclo: http://www.tiriciclo.it/come-e-fatto/ Os recipientes Tetra Pak são adequados tanto para armazenar alimentos frescos, ou seja, que precisam de refrigeração, quanto para alimentos de longa conservação, graças à embalagem asséptica. Os recipientes adequados para a conservação de produtos de curta duração, frescos ou pasteurizados, que devem ser mantidos refrigerados, são compostos apenas de papel e polietileno. Graças à embalagem asséptica, os produtos de longa conservação podem ser mantidos por muito tempo à temperatura ambiente, sem necessidade de conservantes ". A Tetra Pak é composta por 74% de papel, 21% de polietileno e 5% de alumínio. Para realizar a separação dos materiais que compõem os polilaminados, a granulação deve ser muito fina para permitir a separação das partes heterogêneas que serão então separadas com o uso de mesas densimétricas, peneiras vibratórias ou sistemas eletrostáticos.
Segue uma classificação de embalagens indicada pelo “Consorcio Nacional de Embalagens” Fonte Conai
a. Embalagem: o produto, composto por materiais de qualquer natureza, utilizado para conter certos produtos, desde matérias-primas até produtos acabados, para protege-los, para permitir seu manuseio e sua entrega do produtor ao consumidor ou ao usuário, para garantir sua apresentação, bem como itens descartáveis usados para o mesmo fim;
b. Embalagem de venda ou embalagem primária: as embalagens primárias ficam em contato direto com o artigo que elas carregam. Exemplo vidro de sabonete liquido;
c. Embalagem secundária: são as embalagens que contem uma ou mais embalagens primárias. Exemplo:caixa de papelão que preserva a embalagem primária que abriga a caixa de cereais ou a pasta de dentes;
d. Embalagem terciária: são as embalagens que agrupam diversas outras embalagens primárias e secundárias, ajudando no armazenamento e transporte. Sacolas plásticas e caixas de papelão de mercado são exemplos de embalagens terciárias.
Os trituradores de 2 eixos e os trituradores de 1 eixo da série Stokkermill são capazes de triturar vários tipos de resíduos de embalagens.
Abaixo segue lista de algumas entre tantas possíveis aplicações :
Trituradores para triturar embalagens de plástico
Trituradores para triturar paletes de madeira
Trituradores para triturar recipientes de metal
Trituradores para triturar recipientes de plástico
Trituradores para triturar embalagem de papelão
Trituradores para triturar telas em nylon
Trituradores para triturar telas em PVC
Trituradores para triturar telas usadas na agricultura
Trituradores para triturar telas usadas nas estufas (tela de sombreamento)
Trituradores para triturar tambores de aço e ferro
Trituradores para triturar recipientes de alumínio
Trituradores para triturar embalagens têxteis, triturar sacos de juta
Separadores eletrostáticos para separação de partículas metálicas
Separadores eletrostáticos para separação de fragmentos metálicos
Peneiras vibratórias para separação de fragmentos metálicos indiferenciados