Reciclagem de baterias de lítio - Como reciclar corretamente IFAT 2024
A reciclagem de baterias de lítio tem vindo a tornar-se um tema cada vez mais importante, tendo em conta a grande difusão de dispositivos electrónicos e veículos eléctricos que utilizam esta tecnologia. As baterias de lítio, se não forem eliminadas e recicladas corretamente, podem ser uma fonte de poluição ambiental e um risco para a saúde pública, devido aos metais pesados e substâncias tóxicas nelas contidas.
A Stokkermill, líder mundial na produção de máquinas e equipamentos para a reciclagem de materiais, está fortemente envolvida no estudo e experimentação de soluções inovadoras para a reciclagem de baterias de lítio. Através da utilização de tecnologia de ponta e da eficiência das suas instalações, a Stokkermill é capaz de tornar as baterias de lítio inertes e reciclá-las de forma segura e amiga do ambiente.
As baterias de lítio são inertizadas e submetidas a uma série de processos mecânicos e físico-químicos durante os quais os componentes metálicos e plásticos são separados. A massa negra, sob a forma de pó inerte, está pronta para ser entregue às instalações a jusante para as operações de separação dos compostos de lítio, cobalto e níquel, que serão reutilizados na produção de novas baterias ou noutras indústrias.
A reciclagem adequada das baterias de lítio contribui não só para a redução do impacto ambiental associado à sua eliminação, mas também para a redução do impacto ambiental associado à extração dos recursos naturais necessários para os processos de produção de novas baterias. Mais um passo decisivo para uma economia circular e para a sustentabilidade ambiental e económica.
A Stokkermill está fortemente empenhada em continuar a desenvolver soluções avançadas para a reciclagem de baterias de lítio, garantindo ao mesmo tempo o cumprimento das normas ambientais e os mais elevados padrões de segurança e qualidade.
Para mais informações sobre os nossos processos e soluções tecnológicas, contacte-nos em: info@stokkermill.com