A linha de reciclagem de painéis fotovoltaicos Stokkermill permite a recuperação de 99,8% em peso do material de entrada, de modo a que os componentes possam ser valorizados e reutilizados.

SISTEMA DE RECICLAGEM DE PAINÉIS SOLARES

A linha de reciclagem de painéis fotovoltaicos Stokkermill permite a recuperação de 99,8% em peso do material de entrada, de modo a que os componentes possam ser valorizados e reutilizados.

 Líder na construção de máquinas e equipamentos

para a reciclagem de painéis solares

monocristalinos e policristalinos

Qual o aspeto de um painel


Moldura de alumínio: fornece uma estrutura forte para o painel fotovoltaico.

Vidro temperado: forma o painel superior do módulo fotovoltaico e tem propriedades de transmissão de luz elevadas para permitir a passagem da luz para as células inferiores.

Etileno Vinil Acetato (EVA): O EVA é um material termoplástico utilizado para selar e proteger as células fotovoltaicas no interior do painel. Proporciona isolamento elétrico e protege as células da humidade e da contaminação ambiental.

Célula fotovoltaica: é o coração do painel fotovoltaico, onde ocorre a conversão da energia solar em eletricidade. As células são normalmente feitas de materiais semicondutores, como o silício, e são concebidas para captar os fotões solares e gerar eletricidade através do efeito fotovoltaico.

Caixa de junção: contém os dispositivos de proteção eléctrica e os conectores necessários para ligar os painéis fotovoltaicos.

Restauramos o valor dos painéis solares em fim de vida


A linha de reciclagem de painéis fotovoltaicos Stokkermill permite a recuperação de 99,8% em peso do material de entrada. Não é necessário remover a estrutura de alumínio para prosseguir com o processamento. 

O alumínio, um metal infinitamente reciclável 

O sistema de reciclagem Stokkermilll não requer a remoção da estrutura de alumínio, reduzindo drasticamente o tempo de processamento dos painéis. A qualidade dos materiais de saída é excelente. O alumínio, por exemplo, será um produto pronto a cozer, isento de poluentes e com as dimensões corretas, adequado para o processo metalúrgico a jusante. Máxima valorização do material, portanto, e mínimo impacto energético durante o processo de transformação final.

O vidro, um recurso cada vez mais valioso

O vidro resultante das operações de tratamento tem diferentes granulometrias e qualidades. O vidro de maior dimensão é limpo, tem um baixo teor de ferro e é reutilizado pela indústria vidreira. Uma fração mais pequena é ainda utilizada na indústria vidreira ou siderúrgica, onde pode ser utilizada para a produção de aços de silício de alta qualidade.

Silício, a alma dos semicondutores

A fração mais fina do vidro contém silício, vestígios de prata e outros metais. Embora já tenha uma vasta aplicação numa variedade de indústrias, é uma fração ainda por descobrir em termos de valor e de oportunidades de recuperação. 

O plástico, uma fonte de energia


No final do processo, são recuperadas as fracções poliméricas de back-sheet e EVA (Etileno Acetato de Vinilo). Estas fracções estão substancialmente isentas de vidro e de outros poluentes e caracterizam-se por um bom poder calorífico, a ponto de encontrarem aplicações como combustíveis alternativos. 

O moinho delaminador e a recuperação de matérias-primas

Para industrializar o processo, foi aperfeiçoada a série de moinhos delaminadores Stokkermill XSC, que também são utilizados para o processamento de cabos eléctricos e para a trituração de materiais electrónicos (REEE), baterias de lítio (LIB) e materiais poli-ligados. 

O moinho de delaminação oferece a vantagem de permitir a delaminação completa da superfície das partes constituintes dos painéis solares sem esmagar indevidamente as estruturas e evitando a dispersão do material. 

Este processo resulta em fracções devidamente separadas, prontas para as operações de processamento final.

O laminador de delaminação XSC reduz a intervenção humana e os riscos operacionais associados, bem como reduz drasticamente o tempo de processamento dos painéis.


Caraterísticas técnicas:

-Redução eseparação mecânica: as máquinas Stokkermill efectuam a redução e a separação dos painéis de forma totalmente mecânica, eliminando a necessidade de tratamentos químicos/térmicos dispendiosos e reduzindo drasticamente a pegada ambiental.

-Eficiência energética e manutenção: os accionamentos e outros componentes são concebidos para minimizar o consumo de energia e otimizar as operações de manutenção. Através da utilização de PLCs e ferramentas de monitorização, os parâmetros de funcionamento e o consumo de energia podem ser ajustados e monitorizados com precisão.

-Flexibilidade de tamanho de grão: o laminador de delaminação permite obter tamanhos de grão variáveis de acordo com as caraterísticas mecânicas do material.

A série XSC de moinhos delaminadores inclui três modelos básicos com potências, capacidades e tamanhos variáveis. No entanto, a Stokkermill é capaz de conceber e fabricar soluções à medida, específicas para as necessidades do utilizador final.

DESCARREGAR PDF AQUI